Se você perde o foco durante os blocos de trabalho do seu dia, pode ser útil manter por perto uma dump list.
Uma dump list é um espaço para descarregar pensamentos e todas as outras coisas que surgem na sua cabeça enquanto você precisa estar concentrado na sua tarefa atual.
O que eu costumo fazer é manter uma folha de papel na mesa, junto com lapiseira e borracha.
No topo da folha eu escrevo “DUMP LIST – DATA”.
Enquanto estou trabalhando, coloco nessa lista tudo que eu pensar, lembrar ou sentir vontade de fazer que não seja relacionado à tarefa atual.
Assim, eu tiro essas coisas da cabeça e me distraio o mínimo possível com elas.
Ao final do bloco de trabalho eu reviso essa lista e vejo se tem algo importante nela. Coisas importantes são feitas ou anotadas em seu devido lugar. Coisas não importantes são ignoradas.
Com isso, a chance de eu me distrair enquanto deveria estar trabalhando é muito menor.
Uma dump list, uma lista de tarefas para o dia e um relógio Pomodoro criam uma das estruturas de trabalho mais produtivas que já testei.