Categorias
Traduções

Não há regras neste jogo

(Texto original de Derek Sivers, disponível em http://sivers.org/360)

Todos pensam que você precisa mudar para as grandes cidades da música. Mas Mihkel Raud vendeu milhares de álbuns, de maneira 100% independente, sem sair da Estônia. “Rondellus Sabbatum” era um álbum tão único que vendeu milhares de cópias só com boca-a-boca, com praticamente nenhuma promoção.

Todos dizem que você precisa fazer a sua música apelar para as massas. Mas Regina Spektor provou que enfatizar os seus caprichos te leva mais longe. Escute os albuns anteriores dela, de 2001 e 2002. Era uma música mais popular. Contudo, quanto mais estranha ela ficou com “Soviet Kitsch”, mais destacada ela se tornou, e foi quando a sua carreira realmente decolou.

Todos estão preocupados com pirataria, copyright e marcas. Mas Jonathan Coulton escreve uma canção por dia, distribui a maioria de graça, e é um dos artistas independentes mais bem-sucedidos da atualidade. Por fazer mais e mais músicas, e deixá-las fluir, as músicas dele apareceram em lugares incomuns como webcomics, audiobooks, shows de comédia e vídeos no YouTube de outras pessoas. Ele afirmou que faz praticamente 500 mil dólares por ano com licenças, tours, doações e pessoas escolhendo comprar as músicas no site dele, mesmo quando poderiam obtê-las de graça.

Como o mercado de música é em grande parte percepção, e as mentes das pessoas são irracionais, você pode se divertir com a psicologia contra-intuitiva disso.

Uma excelente forma de conseguir fãs é focar em um nicho bastante específico – orgulhosamente excluindo 99% do público. A maneira de conseguir fãs é excluindo praticamente todo mundo.

Uma excelente forma de conseguir financiamento é agir como se você nunca fosse obter financiamento – fazer um plano que não precisa dele. A maneira de obter financiamento é ignorar o financiamento.

Uma excelente forma de ter uma carreira séria na música é não levar nada a sério. Faça o oposto dos outros músicos. Crie seu próprio jogo.

Os gurus dirão o que você precisa e o que você não pode fazer. Eles são bem intencionados, mas estão errados.

Para cada regra que eles te contarem, há uma exceção. Eles estão contando apenas o passado específico deles, não o seu futuro específico.

Não há regras neste jogo. Você muda elas enquanto avança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *